terça-feira, 20 de outubro de 2009

Objetivos

1 comentários

Em 10 de dezembro de 1948, a ONU - Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Diz seu artigo 1º: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e, dotados que são de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros". Cita também em seu artigo 3º: "Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança da sua pessoa".

A mesma Organização proclamou em, 09 de dezembro de 1975, a Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiências, que diz em seu artigo 3º: "As pessoas com deficiências têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas com deficiências, qualquer que seja a origem, natureza e gravidade, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar uma vida decente, tão normal e plena quanto possível". E em seu artigo 8º: "As pessoas com deficiências têm o direito de ter suas necessidades especiais levadas em consideração em todos os estágios de planejamento econômico e social".

Ainda a ONU, em 03 de dezembro de 1982, elaborou o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiências, que diz em seu parágrafo 12º: "A igualdade de oportunidades é o processo mediante o qual o sistema geral da sociedade - o meio físico e cultural, a habitação, o transporte, os serviços sociais e de saúde, as oportunidades de educação e de trabalho, a vida cultural e social, inclusive as instalações esportivas e de lazer - torna-se acessível a todos".

Todos esses documentos foram assinados pelo Brasil, e não obstante, a Constituição de 1988 diz em seu artigo 1º: "A República Federativa do Brasil [...] tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana", e em seu artigo 3º: "Constituem objetivos fundamentais [...]: IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

Uma sociedade que respeita as diferenças da raça humana é aquela em que as minorias não ficam à sua margem, possibilitando também aos portadores de deficiências as mesmas oportunidades a uma vida dinâmica, participativa e produtiva.

Na Instituição como um todo, serviços são disponibilizados gratuitamente a indivíduos com deficiências. Temos como princípio a igualdade física, ou seja, acreditamos que qualquer coisa que seja acessível para o público em geral, deve ser acessível também a pessoas com deficiências. Concentramos nossos esforços na melhoria da capacidade funcional dos indivíduos, no que tange à mobilidade e orientação, para que eles possam se deslocar livremente em seu ambiente de vida.

Repetimos incansavelmente que as deficiências não são doenças. Cada indivíduo deve fazer o seu próprio lugar no mundo, seja em casa, na escola ou no trabalho, o mais próximo da normalidade. Partilhar com todos, no contexto social dos beneficiários e de suas famílias, integrando as ações do Projeto Cão Guia com os demais Projetos que desenvolvemos e de várias outras Instituições preparadas para atender esse segmento social, é um princípio essencial para a estratégia do INTEGRA, e continua a ser a pedra fundamental para o desenvolvimento de todos os nossos programas futuros.

1 comentários:

Unknown says:
9 de abril de 2014 às 08:36

Preciso do numero do Instituto, o que eu tenho não funcionar que é 3442 7900. Meu emal é rozeneide12@hotmail.com ou rozeviegas@gmail.com